sábado, 25 de outubro de 2008



A orientação é uma bela companhia
A gravidez é um dos momentos marcantes da vida de uma mulher. Poder gerar e procriar um filho são sensações únicas que merecem cuidados e orientações nos meses de gestação, mas nem todas as mulheres pensam e agem dessa forma, e constituem a partir deste momento, uma arriscada e perigosa gravidez.
Na cidade de Parobé, região da grande Porto Alegre, existe um centro de prevenção e orientação às mamães que buscam a saúde para os seus filhos através dos programas que este centro disponibiliza. Nutricionistas ensinam as mães através de palestras quais os alimentos que contribuem no desenvolvimento saudável dos bebês ainda em desenvolvimento; diante da depressão pós – parto e as mudanças físicas causadas pelos meses de gestação, psicólogos auxiliam no comportamento materno de mulheres que a pouco se tornaram mães; e ginecologistas garantem as melhores condições possíveis para prevenir a figura materna de doenças causadas ao longo dos anos. A Coordenadora do Pró-mamãe, Claudete Bernardes da Silva, foi convidada a participar do programa
Mulher Feminina, sábado dia 25, e através deste veículo anunciou as medidas que farão parte da vida das 269 gestantes integradas ao centro que é gratuito para a comunidade. “Para 2009, vamos contratar médicos especialistas em nutrição, pediatria e ginecologia para as mulheres dos bairros da cidade e garantir a saúde destas mães e de seus bebês”, informou a coordenadora do Pró-mamãe que ainda falou das medidas adotadas quanto a gravidez na adolescência. “Criaremos um plano de educação sexual nas escolas municipais para orientar os adolescentes entre 12 e 19 anos sobre às doenças sexualmente transmissíveis, AIDS e até mesmo a gravidez”, completou Claudete questionada sobre o número de meninas que se tornaram mães na adolescência. “Este quadro aumentou nos últimos dois anos. Atendemos hoje 13 meninas grávidas entre 13 e 16 anos, quanto que o quadro era de dez adolescentes em 2006”, concluiu.
Mas a realidade que transita em Parobé contradiz os números divulgados em setembro pelo Ministério da Saúde. Um levantamento que considera partos realizados pelo Sistema Único de Saúde aponta que, em 2001, houveram mais de 600 mil partos realizados em mães entre 15 e 19 anos no Brasil. Em 2007, esse número passou para pouco mais de 500 mil, uma redução de 18%.
Especialistas garantem que manter um diálogo aberto sobre o assunto com os pais e conhecimentos levados às salas de aula sobre a maneira correta de se relacionar com um parceiro, cuja proposta proposta vem do Pró – mamãe, são medidas que podem causar a queda de adolescentes grávidas e permitir a infância de crianças que trocam as bonecas por bebês.
O Pró-mamãe está situado aos fundos da Prefeitura Municipal de Parobé, acima do Plantão 24 horas e funciona entre as 07:30hs às 17:30hs, sem fechar ao meio dia, sendo este horário destinado a vacinação gratuita para crianças de 0 a 1 ano.
Outras informações, acompanhe o Mulher Feminina na programação da Rádio Parobé, 87.5FM, ou através do site www.radioparobe.com.br
aos sábados a partir das 11:00hs.

Um comentário:

Kátya Desessards disse...

Prezada Ana,

A equipe do I-Press.biz Economia & Mercado agradece por você ter colocado como indicação o nosso blog no seu.

Grande abraço,
Kátya Desessards e equipe